UERJ é a casa da OSB JOVEM

Nossa universidade é a nova casa Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem). A parceria entre a Fundação OSB e a UERJ, através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), foi lançada hoje, às 15h, no palco do Teatro Odylo Costa, filho. O ensaio aberto foi gratuito e livre para toda comunidade interna e externa.

A iniciativa, que renasce após 11 anos de sua extinção, reúne 51 músicos entre 16 e 30 anos, selecionados por audições que levaram em conta a inclusão social e a diversidade, reforçando o compromisso educacional do projeto. A OSB Jovem tem 54% de negros, 51% de mulheres, bem como estudantes oriundos de escolas públicas, pessoas com deficiência , indígenas e LGBTIQA+.

“Nosso objetivo é apoiar a renovação do cenário musical do Brasil, oferecendo a estrutura necessária para uma experiência completa de formação de jovens músicos. Um espaço no qual eles poderão aperfeiçoar técnica instrumental, ampliar repertório e receber mentoria de alguns dos maiores músicos do país. Queremos abrir as portas da OSB para uma nova geração mais diversa e democrática”, explica Ana Flávia Cabral Souza Leite, Vice-Presidente Executiva da Fundação OSB.

A OSB Jovem terá um calendário de eventos culturais na UERJ e será residente na nossa universidade.

📸 @miguel_kallemback

25 maio

Teatro Odylo Costa