Ânima 2023

🌐 @coartuerj ✨️ O Ânima, evento de celebração e valorização da luta das mulheres por visibilidade e protagonismo.

Vem aí mais uma ação do Ânima 2023! No dia 31/05/23, às 17h30, realizaremos a abertura da Exposição Feminismos Zineiros.
Das entradas de museus e espaços culturais às esquinas e bares do centro da cidade, a pergunta que ressoa nas ruas do Rio hoje modula-se à voz de zineira-poeta:
– Você gosta de poesia?
Mais do que respondê-la, a exposição coletiva “Feminismos Zineiros” busca ampliá-la na xerox e (des)dobrá-la nas unhas, para pensar os papéis dos zines impressos como pontos de encontro poético-feminista. Assim, reunimos zines, colagens e outras impressões de poesia e artes visuais autoeditadas a muitas mãos, pelas dezenas de mulheres poetas, zineiras e artistas independentes que integram o coletivo Nós, as poetas! (@nosaspoetas), além de trabalhos autorais de Ju Gama (@grrrampo), Maria Mitsuko (@mitsukomaria), Shaina Marina (@shainamarina1), Gabi Luna (@amazonahightech), Tayná Wolff (@wolfftayna), Clara Lobo (@claralobo____) e Barbara Iung.

Parte da programação do ÂNIMA 2023, com curadoria de Ju Gama (@agamaju) e Camila Valladares (@versosbordadosemnos), a exposição é fruto da dissertação de mestrado “Práticas literárias, feminismos zineiros: Nós, as poetas! e os papéis dos fanzines”, apresentada em 2023 ao Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ por Juliana Gama de Brito Assumpção, sob orientação do Prof. Dr. Henrique Marques Samyn (@marquessamyn).

Extensão

24 maio