Uerj de portas abertas para a comunidade democratizando o conhecimento

Estudantes, professores e técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro se reúnem na 31ª Uerj sem Muros, entre os dias 7 a 11 de novembro, com o objetivo de divulgar a produção acadêmica da instituição, desenvolvida em várias áreas de conhecimento.  O evento anual, organizado em parceria com as Pró-reitorias de  Graduação (PR1), Pós-graduação e Pesquisa (PR2) e Extensão e Cultura (PR3), Políticas e Assistência Estudantis (PR4) e Saúde (PR5), tem o intuito de promover a troca de saberes, além de fomentar o diálogo e refletir sobre o papel da universidade no desenvolvimento da ciência, no âmbito estadual e federal.

São várias ações acontecendo de forma simultânea, no campus Maracanã, bem como em outros campi, como Resende e São Gonçalo. Os alunos participam das atividades da 20ª Semana de Graduação, 31ª Semana de Iniciação Científica, além da  24ª Mostra de Extensão, Feira de Prestação de Serviços e Espaço Ciência. Entre elas, apresentação de pôsteres, comunicações orais, mostra de estágios, projetos e  trabalhos diversos. Na programação cultural, há previsão de performances e oficinas, exibição de corais, atividades com os povos indígenas da Aldeia Maracanã, entre outros.

“A Uerj Sem Muros abre as portas da universidade para a comunidade externa, de forma a democratizar o conhecimento, cumprindo com a função social de compartilhamento de saberes, de compreensão da pluralidade de  ideias e visões de mundo e de transformação da sociedade”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves. Segundo ela, o evento  que tem como tema “Amazônia Vida e Preservação”, propicia a interação com os estudantes das redes Municipal e Estadual de Ensino, além das escolas particulares, que se inscrevem com antecedência para participar das atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

A programação completa está disponível no site www.usm.uerj.br

27 outubro