Uerj comemora o dia da universidade!

Em uma visão ampla, a primeira universidade a seguir o conceito moderno surgiu na Ásia, durante o século V, e foi conhecida como a Universidade de Nalanda, em Bihar, na Índia. Durante a sua existência chegou a contar com mais de 10 mil estudantes e cerca de 1,5 mil professores. O currículo dessa universidade era extenso, envolvendo áreas como Teologia, Filosofia, Matemática, Astronomia, Alquimia e Anatomia.

Com o passar do tempo, as universidades foram ampliando suas frentes de atuação e hoje são essenciais na produção de conhecimento, responsáveis por mais de 90% das pesquisas realizadas no país. Também é importante destacar o impacto local do trabalho realizado pelas universidades públicas brasileiras em suas atividades de Extensão, oferecendo cursos, palestras e oficinas para a comunidade e propiciando a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 4 de dezembro de 2022, chegou aos seus 72 anos de história e muitas contribuições à sociedade. Nos 2 anos da pandemia de Covid-19, a UERJ destacou-se por sua relevante atuação no combate à doença, em várias frentes: no tratamento da população, com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE); na testagem, com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC); na prevenção, com a aplicação de mais de 70 mil doses de vacina; e ainda nas inúmeras pesquisas e estudos desenvolvidos pelas diversas áreas do saber.

Diante da impossibilidade da manutenção do ensino presencial, a UERJ adotou a modalidade remota. Promoveu um programa de inclusão e assistência estudantil completo, distribuindo aos estudantes em vulnerabilidade social tablets e pacotes de dados, além de auxílios para alimentação, transporte, creche e material didático. Manteve ainda a bolsa-permanência dos alunos cotistas que precisaram trancar os estudos no período.

Pioneira na adoção de políticas afirmativas, como as cotas raciais para ingresso pelo vestibular, a UERJ se consolidou como uma das principais referências em ensino, pesquisa, extensão e cultura, tanto em âmbito regional como nacional. Além da capital, a UERJ está presente em Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande. Em 2021, chegou à Região dos Lagos, com a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio.

No Dia da Universidade, comemorado em 18 de janeiro, saudamos todas as instituições de ensino que colaboram com o crescimento deste nosso Brasil e com o fortalecimento da nossa democracia. Um salve à universidade pública de qualidade! Um viva à nossa UERJ!