Voto Feminino

O voto feminino no Brasil foi conquistado em 24 de fevereiro de 1932, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A data é comemorada como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

Antes disso, as mulheres não tinham direito a voto e nem podiam se candidatar a cargos políticos. Essa conquista foi resultado de muitas lutas e mobilizações das mulheres brasileiras e de importantes partes da sociedade, que reivindicavam igualdade de direitos civis e políticos.

A partir da promulgação da Constituição de 1934, o voto feminino tornou-se obrigatório e as mulheres passaram a ter os mesmos direitos e deveres políticos que os homens. No entanto, a participação das mulheres na política e a ocupação de cargos públicos ainda é desigual em relação aos homens, as décadas de luta pelos direitos políticos das mulheres trazem lições para a atualidade e mostram a importância de continuarmos lutando pela igualdade de gênero e pela representatividade feminina na política.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, a população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres. Nas eleições de 2022, porém, 91 mulheres foram eleitas a deputadas federais. Esse número representa 17,7% do total de 513 parlamentares.

Direito conquistado: mulher vota nas eleições presidenciais de 1955 no Rio de Janeiro. Foto: (Arquivo Nacional)

Fonte: Agência Senado

24 fevereiro