Visita ao projeto de extensão Universidade do Mar – Unimar

A UERJ tem projetos e trabalhos em diversos locais do Estado do Rio de Janeiro, até fora, como o Polo de Pesquisa da Antártica. Muitos desses projetos passam pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, como o Programa de Extensão da Universidade do Mar – Unimar. O projeto visa desenvolver ações de ensino, pesquisa, inovação e conservação, com desenvolvimento sustentável, na Ilha de Brocoió, que fica no arquipélago de Paquetá;

Na última terça-feira, dia 25 de outubro, a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves de Lima, acompanhada de seus Assessores Daniel Lopes e Pablo De Las Cuevas, visitaram a Ilha de Paquetá, em uma ação conjunta com a Universidade do Mar. A Ilha de Paquetá é uma Área de Proteção do Ambiente Cultural – APAC, chancelada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com intuito de preservar estruturas físicas e referências culturais da comunidade.

Durante a visita, foi feita uma reunião com a Casa de Artes de Paquetá, encontro com coletivos de cultura e ações, produtores e agentes locais, como parte da Extensão Universitária. Também foi feita uma visita à casa de José Bonifácio, abolicionista e patrono da independência do Brasil, que recentemente foi transformada no Museu de Comunicação e Costumes.

O Encontro com Produtores Culturais de Paquetá, somado às práticas que já acontecem na ilha, ajudará a ampliar a coesão e integração cultural da ilha e de seus moradores, através da chegada da nossa Universidade, pelo projeto da Unimar. O encontro da comunidade universitária e da comunidade local abre a possibilidade de novos frutos serem colhidos, se constrói nesse momento uma ponte, e esse próspero encontro norteará futuras ações da universidade em Paquetá.

28 outubro