UERJ VAI CONCEDER TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA À KEILA SIMPSON

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa à ativista, travesti e presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpison @presidencia.antra. A honraria foi aprovada pelo Conselho Superior de Pesquisa Ensino e Extensão (CSEPE), na manhã dessa quinta-feira (15).

Atuante no Movimento LGBT desde 1990, Simpson foi vice-presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT. Em 2013, ela recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos e nos últimos anos, coordenou o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de LGBT (CPDD LGBT), espaço que recebe denúncias de violações de direitos da população LGBT da Bahia.

A ideia da concessão do título foi uma iniciativa do reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro, com o intuito de cumprir o papel social da Universidade, de promover a transformação social, o humanismo e a alteridade, buscando reconhecer o bem comum, a liberdade e a igualdade nos contextos de ações afirmativas e de reconhecimento da identidade e da diversidade social, cultural e política.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves, o mundo real precisa ser respeitado em suas múltiplas expressões e dimensões, cabendo à universidade de forma autônoma, ousar a laurear tais sujeitos. “Nossa sociedade está eivada pela intolerância e pela permissão de alguns em exterminar o outro porque não gosta ou porque é diferente. Conceder um título á uma pessoa trans é um reconhecimento, uma celebração”, ressalta Cláudia Gonçalves.

16 dezembro