Uerj, somos todos nós – Ecomuseu de Ilha Grande

A Uerj tem um Ecomuseu (@ecomuseuilhagrande) desde 2009, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3). Lugar de memória, conta a história do Instituto Penal Cândido Mendes por meio dos núcleos Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Parque Botânico e Centro Multimídia.

A história do Ecomuseu passa pela história do Instituto Penal Cândido Mendes, anteriormente chamado Colônia Penal de Dois Rios, foi um presídio localizado na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, que funcionou de 1903 a 1994. A partir de 2009 este local se torna o Museu do Cárcere, primeiro núcleo do Complexo do Ecomuseu de Ilha Grande, administrado pela UERJ.

O Ecomuseu Ilha Grande é importante para a ressignificação da comunidade, visa valorizar e dinamizar suas relações com o espaço, tempo e o patrimônio, de forma integrada a memória territorial e patrimonial da região. Primordialmente desenvolve ações sócio-culturais com os moradores da ilha, voltadas para a preservação, investigação, valorização e divulgação do meio ambiente, histórica e patrimonial.

“Uerj, somos todos nós” é uma campanha desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), para aproximar os novos estudantes da história da nossa Universidade e valorizar a integração entre todas/es/os que passaram e passam pela UERJ.

27 julho