Uerj, somos todos nós – Cotas

“Uerj, somos todos nós” é uma campanha desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), para aproximar os novos estudantes da história da nossa Universidade e valorizar a integração entre todas/es/os que passaram e passam pela UERJ.

A UERJ é pioneira na implantação da política de cotas para negros, indígenas, alunos quilombolas, estudantes da escola pública, pessoas com deficiência, além de filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão de serviço.

📍O sistema de reserva de vagas completa 20 anos em 2023.

Em 2000, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a Lei nº 3.524/2000, que introduziu modificações nos critérios de acesso às universidades estaduais fluminenses e reservou 50% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas.

Em 2001, a Alerj aprovou a Lei nº 3.708/2001, que destinava 40% de vagas para candidatos autodeclarados negros e pardos. Já no ano de 2003, essas leis foram modificadas e substituídas pela Lei nº 4.151/2003. A legislação para a reserva de vagas compreende ainda as leis nº 5.074/2007 e nº 5.346/2008

Atualmente, a legislação está balizada pela Lei nº 8.121, de 27 de setembro de 2018

O sucesso do sistema de reserva de vagas é fruto do incansável comprometimento de todos os setores da universidade, do estabelecimento de uma legislação interna que atenda aos estudantes, do engajamento do corpo docente, discente e técnico-administrativo, consolidando a Uerj como uma instituição empenhada em prover uma educação mais democrática, plural e acessível.

25 julho