Reunião sobre o projeto de melhoria para a estrada de Abraão- Dois Rios

Na última quarta-feira, 25 de maio, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria da Ilha Grande, se reuniu com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do ambiente, a Secretaria de Estado das Cidades (SECID) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do RJ (DER-RJ). A pauta principal girou em torno dos projetos de melhoria para a estrada de Abraão- Dois Rios.

Desde já, a UERJ fará uso de seu corpo técnico para planejar a drenagem da estrada e enviará materiais para uma operação tapa buracos. A Secretaria das Cidades ficará responsável pela pavimentação. Serão realizados estudos sobre o tipo de material mais adequado ao trecho, em meio ao Parque Estadual da Ilha Grande.

O Reitor da UERJ, professor Mário Sérgio Carneiro, também sinalizou a possibilidade da atuação da Universidade na realização de estudos geológicos na Ilha Grande, sobretudo tendo em vista os desdobramentos das chuvas do último mês de abril.

Estavam presentes no encontro o Secretário da Ilha Grande, Carlos Kazuo; a Coordenadora Técnica da Secretaria da Ilha Grande, Luana Ventura; o Reitor da UERJ, Mário Sérgio Carneiro; o Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Luís Mota; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves de Lima; o Procurador e Chefe de Gabinete da Reitoria, Bruno Redondo; a Diretora do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS/UERJ), Sônia Barbosa dos Santos; o Coordenador Geral do Ecomuseu, Gelsom Rosentino juntamente com o Prof. Leandro Vaz da Faculdade de Engenharia. Além deles, estavam presentes a Superintendente da Baía da Ilha Grande/Inea, Joacyr Reis; e o Gestor do Parque Estadual da Ilha Grande/Inea, Cláudio Barcellos. Na reunião, a Secretaria Estadual das Cidades foi representada por Márcio e o DER-RJ por Renato.

Mais uma ação da UERJ em prol da preservação do patrimônio histórico e ambiental da Ilha Grande.

26 maio