O Professor Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil Coppe/UFRJ, recebe o título de Doutor Honoris Causa da UERJ

Na tarde do dia 27 de setembro, em cerimônia na Capela Ecumênica da Universidade, o Professor Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil Coppe/UFRJ, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UERJ.

Além do título recebido na UERJ, também é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2008. Engenheiro Civil por formação, com doutorado em Mecânica Teórica e Aplicada pela Universidade de Stanford, Bevilacqua é fundador dos programas de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi Vice-Reitor acadêmico da PUC-Rio e Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) (2006/2008), da qual também é fundador. Fundou e presidiu a Associação Brasileira de Ciências Mecânicas.

Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Europeia de Ciências e da Academia Internacional de Astronáutica, Luiz Bevilacqua sempre atuou de forma ativa nas áreas de educação e pesquisa, mesmo após se aposentar em 1998. Em 2003 assumiu a direção da Agência Espacial Brasileira. Desde sua aposentadoria, é parte do Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT), do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ.

O Professor Luiz Bevilacqua dedica sua jornada à Academia e à administração pública em prol da educação, desde sua formação. São mais de 60 anos de dedicação à transformação da educação brasileira e à pesquisa de modo contínuo e progressista. Na cerimônia falou sobre a Universidade do Futuro e os paradigmas do Ensino Superior que devem ser revistos e atualizados. Em constante evolução, também fala sobre a renovação, o avanço das fronteiras do conhecimento e do aspecto multidisciplinar, uma revolução cultural rompendo barreiras e reafirma a responsabilidade dos mais jovens nesse trabalho: “Jovens, força e coragem que a gente consegue”.

O cerimonial, de Vestes Talares para a concessão do título, contou com membros da comunidade acadêmica, entre eles o Magnífico Reitor Mario Sergio Alves Carneiro e a Pró-reitora de Extensão e Cultura Cláudia Gonçalves de Lima.

28 setembro