Mês das Crianças – Projetos de Extensão

Ainda em comemoração ao Mês das Crianças, hoje divulgaremos projetos que, em sua maioria, falam sobre dois assuntos fundamentais na vida de crianças e adolescentes: a educação e a saúde. A educação é o passaporte para um futuro livre, criativo, sem preconceitos, afetuoso, aproximativo e igualitário. Já a saúde é a firmeza e a certeza da vida, o cuidado com ela, desde o nascimento, propicia uma vida melhor para toda a família. A educação e a saúde devem estar presentes na vida de todos e todas.

Confira a lista de projetos:

Educação em saúde: Parasitoses e questões nutricionais na educação básica: grupo multidisciplinar atuando na construção de conceitos associados à higiene, saúde alimentar e transmissão de parasitoses. Atuamos na educação básica formal, em escolas públicas e outros parceiros, pois crianças em idade escolar estão entre as mais susceptíveis a estas infecções.

Educação em saúde: Prevenção de Doenças Parasitárias: promove ações para amenizar e/ou erradicar situações-problema que causam doenças em microambientes favoráveis, inclusive entre familiares, sendo as crianças as principais atingidas. Acredita-se que a educação em saúde apresente uma melhor eficácia de prevenção das parasitoses, comparada ao saneamento básico e superior ao tratamento em massa a longo prazo.

Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – LASMU: o objetivo do projeto é agregar valor à formação de estudantes em diversas áreas do saber e instrumentalizar a população sobre direitos e saúde da mulher. A liga tem oferecido o curso “Sexualidade e Saúde” anualmente, bem como realizado projetos de interação com o público jovem, com temáticas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, abordagem da sexualidade de forma adequada e conveniente entre as crianças, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros.

Núcleos de Ações Estratégicas de Aleitamento Materno: visa promover, incentivar e apoiar a amamentação no Núcleo perinatal através do cumprimento dos Dez passos para o Sucesso do aleitamento materno. As atividades desenvolvidas garantirão a constante capacitação da equipe multiprofissional e a assistência qualificada ao aleitamento materno, tornando o Núcleo Perinatal uma referência de aleitamento materno no Rio de Janeiro.

Projeto APOIO – Ambulatório de Pesquisa em Obesidade Infantil: assistência de crianças em idade pré-escolar e escolar com excesso de peso, em equipe multidisciplinar, além de propiciar ensino, pesquisa e extensão no tema obesidade infantil. Na assistência, são realizadas consultas conjuntas, atividade de educação em saúde em sala de espera e reuniões de educação em saúde periódicas com crianças de 2 a 12 anos. Este atendimento se dá no Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica no HUPE-UERJ

Projeto DeDIA – Distúrbios do Desenvolvimento Sexual na Infância e na Adolescência: o Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do HUPE-UERJ tem como objetivo assistir crianças e adolescentes com DDS (Distúrbios do Desenvolvimento Sexual), desde o nascimento até a idade adulta, em equipe multidisciplinar, seguindo o modelo de cuidado centrado no paciente.

Projeto Seguimento Ambulatorial do Recém-Nascido de Alto Risco (SARAR): o projeto preconiza esta forma de atendimento, vislumbrando a capacitação de profissionais da graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde para atuar com recém-nascidos de alto risco egressos das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), de acordo com suas demandas e evolução, beneficiando a criança de forma integral.

TELEPAPE – Pediatria: Aproximação e contato em tempos de isolamento social: pretende motivar a construção de laços entre estudantes e pacientes internados na enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), utilizando os recursos de informática e plataformas digitais, por meio dos quais os alunos do segundo ano do curso de graduação em medicina estabelecerão contatos virtuais com as crianças internadas na enfermaria de Pediatria e seus familiares.

A construção e o desenvolvimento de conceitos pertencentes ao campo multiplicativo por meio de atividades lúdicas: promove encontros com as crianças, realizando atividades lúdicas que favoreçam a construção e o desenvolvimento de conceitos pertencentes ao campo multiplicativo. A pesquisa será realizada com crianças que se encontram em distorção idade/série e estudam em duas escolas públicas em Mangaratiba, duas em Duque de Caxias, uma em São João de Meriti, uma de Magé e uma do Rio de Janeiro. As atividades foram realizadas, durante o ano letivo de 2021, de modo remoto.

A organização da escrita de crianças em processos de alfabetização: busca expandir estudos anteriores acerca da produção do discurso escrito na escola. Considerando a perspectiva discursiva da linguagem de Bakhtin, o texto assumirá papel teórico e metodológico relevante, para estudar, a partir da compreensão da língua-discurso, os modos como crianças dos anos iniciais de escolarização organizam e atribuem sentidos aos seus textos escritos produzidos em sala de aula.

Biblioteca Virtual Jovem da Baixada Fluminense: caminhos da educação ambiental, do ensino de geografia e meio ambiente: fundamenta-se na disponibilização de conteúdo ambiental da região, para o público infanto-juvenil, e em auxiliar o professor de diferentes conteúdos disciplinares de cursos de licenciatura, com o foco principal na geografia em sala de aula e na escola. Dessa forma, une conceitos ambientais gerais demonstrando-os em uma realidade específica, no caso, a realidade da Baixada Fluminense.

Educação e Imigração: interculturalidade crítica e a formação de professores: o projeto desenvolve ações voltadas para a formação inicial e continuada de professores (as) das redes públicas do estado do Rio de Janeiro, sobre os desafios inerentes ao processo de inclusão de crianças e famílias em situação de imigração nas escolas públicas de nosso estado.

#PraTodosVerem

Imagem com o título, escrito em branco, diz: “Mês das Crianças”. No canto superior, temos a logo da PR3. Ao redor da imagem, ilustrações que representam os projetos, como: lápis coloridos; elementos hospitalares: seringa, curativos e estetoscópio; mãe amamentando seu filho; professor ensinando seu aluno; livros com uma maça em cima e um pote com lápis… No centro, escrito na cor cinza, a lista dos projetos: Educação em saúde; Liga Acadêmica de Saúde da Mulher; Núcleos de Ações Estratégicas de Aleitamento Materno; Projeto APOIO; Projeto DeDIA; Projeto Seguimento Ambulatorial do Recém-Nascido de Alto Risco (SARAR); TELEPAPE – Pediatria; A construção e o desenvolvimento de conceitos pertencentes ao campo multiplicativo por meio de atividades lúdicas; A organização da escrita de crianças em processos de alfabetização; Biblioteca Virtual Jovem da Baixada Fluminense: caminhos da educação ambiental, do ensino de geografia e meio ambiente e Educação e Imigração.