Mês das Crianças – Projetos de Extensão

Junto com o mês das crianças, estamos apresentando projetos de extensão que visam ao público infantil e jovem. Hoje falaremos sobre projetos que trazem, por meio da educação e do aprendizado, o respeito e a proximidade com a natureza e com o conceito de cidade. Um projeto, em especial, resgata esse tema através da interação de grupos étnicos. Mas, ao final, todos buscam contribuir para a formação cidadã do futuro. Além disso, descreveremos projetos brilhantes, na área da saúde, que estão acontecendo dentro do nosso HUPE. Um deles, com a atenção voltada à doença falciforme e à humanização hospitalar.

Conheça os projetos:

Projeto Bem-te-vi: enfermagem, etnias e consciência ambiental: visa proporcionar um espaço de interação e comunicação com diferentes grupos étnicos e tradições culturais (indígenas, afrodescendentes, ciganos e outros) Objetivando: o diálogo interétnico e a promoção da consciência ambiental; estimular alunos e profissionais da saúde e de outras áreas a valorizar as diferentes etnias e culturas e desenvolver processos coletivos de promoção da saúde com ênfase no respeito à diversidade étnica e na formação da consciência ambiental.

Projeto EDHUC – enfermagem, direitos humanos e cidadania: o projeto tem como objetivos: proporcionar um espaço cotidiano de exercício da cidadania, promoção dos direitos humanos e da cultura da paz, desenvolver ações de defesa dos direitos humanos, exercício da cidadania e promoção da cultura de paz, com especial prioridade para a área de proteção da infância e adolescência, e apoiar e divulgar atividades de instituições, projetos e organizações que atuam na mesma área temática do EDHUC.

Projeto Gente Miúda: parcerias para a atenção à saúde da criança nas creches da IX R.A.: é um projeto de Extensão universitária Coordenado pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cuja criação e implantação foram motivadas pela observação da necessidade de um acompanhamento integral da criança, que possibilitasse não só uma atenção ao físico, mas também práticas educativas que levassem ao autocuidado.

Saúde é Brincadeira: projeto com a finalidade de observar a necessidade de estabelecer estratégias para a educação e para a saúde junto à clientela pediátrica, com o intuito de contribuir para melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. A proposta visa à utilização do brincar como forma de comunicação e mediação para as práticas educativas de crianças atendidas no ambulatório e enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ).

Prospectivas Urbanas: Crescer e Transformar Cidades, da Petrópolis que temos à Petrópolis que queremos: o projeto questiona a perspectiva da juventude petropolitana, dando voz e tornando visível a cidade “saudável” desejada. O projeto consiste em 3 fases dialógicas que configuram a construção do conhecimento em momentos recursivos de síncrese, análise e síntese, quais sejam: a entrada na pesquisa; a entrada em campo; e, as sínteses prospectivas urbanas, colocadas como a construção de um conhecimento reflexivo e crítico sobre cidades. A prospectiva urbana pensa pelas representações de cenários desejados, as paisagens urbanas, em um sentido amplo que aponta territórios e territorialidades para as cidades inclusivas e contextualizadas. Projeto desenvolvido em Petrópolis.

Apresentando a Maricultura para jovens: Despertando vocações para o empreendedorismo através de abordagens educacionais inovadoras: o trabalho busca despertar o interesse dos jovens para a maricultura, munindo-os de informações sobre os organismos cultivados e suas relações ecológicas com a biota, técnicas e estruturas de cultivo, conflitos com outras atividades desenvolvidas no ambiente marinho. Tais informações serão exercitadas de forma dinâmica e lúdica, por meio de jogos didáticos.  A maricultura será incluída no conteúdo programático da disciplina Biologia, no ensino médio, com conteúdos pertinentes apresentados na forma de vídeos e palestras. Projeto desenvolvido em Mangaratiba.

Corrente de Retorno- Educando para preservar os ambientes costeiros do Rio de Janeiro: o projeto desperta o espírito de guardiões da Terra em crianças que crescem vendo o mundo ao redor ser consumido e devorado por ganância e injustiças, levando a elas, de maneira lúdica e divertida, aquilo que a universidade proporciona, o conhecimento acadêmico. Sem tratar os jovens de modo sistemático, mas se adaptando ao ambiente de cada escola ou comunidade envolvida, pretendemos realizar dinâmicas, jogos colaborativos, contar histórias e criar brinquedos e instrumentos a partir de material reciclado.

Construção de Aplicativos para Smarthphones com conteúdos de Matemática para os Ensinos Fundamental e/ou Médio: este projeto tem como eixo a utilização de Smarthphones como recurso de apoio à aprendizagem de conceitos de Matemática no Ensino Fundamental ou Médio, no sentido de promover o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano dos alunos de uma forma orientada e também de forma articulada à proposta pedagógica escolar. Projeto desenvolvido em Resende.

Esperança para o Futuro (HOPE FOR THE FUTURE): o projeto visa integrar a comunidade carente local com os alunos desta Universidade, para a troca de conhecimentos e de experiências entre as crianças e os universitários, a fim de compartilharem seus conhecimentos, com uma aprendizagem baseada em projetos (PBL) e na aprendizagem criativa (paixão, parceria, pensar brincando e projetos) por meio do “aprender fazendo”, da educação empreendedora, do uso de Ferramentas de Qualidade (ciclo PDCA, 5W2H, Kanban e Brainstorming), atividades lúdicas e esportivas. Projeto desenvolvido em Resende.

Lógica matemática e programação no ensino fundamental: tem a proposta de inserir crianças e jovens no mundo das tecnologias, utilizando ferramentas que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico que, de forma lúdica, tentará unir brincadeira e aprendizado. Proporcionando ao aluno a construção do seu conhecimento através do fazer, que envolva a capacidade de trabalhar em grupo e autoconfiança, além de permitir que crianças e adolescentes deem vazão à sua imaginação e à solução de problemas.

Atenção Integral às pessoas com doença falciforme e outras hemoglobinopatias: o objetivo deste projeto é implementar rotinas na assistência integral aos 160 pacientes, de 0 a 70 anos, com doença falciforme e outras hemoglobinopatias no HUPE. Busca-se a melhoria contínua da qualidade do atendimento oferecido na instituição, que ocorre de forma multidisciplinar, em nível ambulatorial semanal, na sala de transfusão, em atendimentos emergenciais e durante internações clínicas, cirúrgicas e obstétricas; busca-se também excelência para o ensino desse cuidado aos estudantes nas áreas da saúde.

Brincando no HUPE: o projeto contribui para a política de humanização dos serviços públicos de saúde por meio de atividades lúdicas dirigidas às crianças/ adolescentes, seus familiares, equipe de saúde e funcionários do HUPE, sem esquecer a relação dialógica entre a teoria e a prática na construção de artigos e pesquisas sobre as ações e estratégias que possam contribuir para o incremento da humanização hospitalar.

#PraTodosVerem

O título, escrito em branco, diz: “Mês das Crianças”. No canto superior, temos a logo da PR3. Ao redor da imagem, ilustrações que representam os projetos, como: dados infantis; peixinhos amarelos no mar; elementos matemáticos: calculadora, compasso e réguas; crianças ajudando na separação de material reciclável, globo terrestre sorrindo… No centro, escrito na cor cinza, a lista dos projetos: Projeto Bem-te-vi: enfermagem, etnias e consciência ambiental; Projeto EDHUC – enfermagem, direitos humanos e cidadania atuam na mesma área temática do EDHUC; Projeto Gente Miúda; Saúde é Brincadeira; Prospectivas Urbanas; Apresentando a Maricultura para jovens; Corrente de Retorno- Educando para preservar os ambientes costeiros do Rio de Janeiro; Construção de Aplicativos para Smarthphones com conteúdos de Matemática para os Ensinos Fundamental e/ou Médio; Esperança para o Futuro (HOPE FOR THE FUTURE); Lógica matemática e programação no ensino fundamental; Atenção Integral às pessoas com doença falciforme e outras hemoglobinopatias e Brincando no HUPE.