Lançamento do catálogo Mulheres e Educação no Século XIX: artefatos e sensibilidades

Hoje, 14 de setembro, aconteceu o lançamento do catálogo Mulheres e Educação no Século XIX: artefatos e sensibilidades. A exposição intitulada “artefatos e sensibilidades” foi construída com apoio da FAPERJ e o Departamento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A exposição conta a história da educação, com enfoque da história da educação feminina, através de objetos do século XIX. A cada imagem temos um nome do campo educacional contando, em verbetes, um pouco sobre cada história intrínseca naquele objeto.

O acervo inédito de objetos e materiais de escrita originais do século XIX, sensíveis à utilização feminina, encontra-se em Sevilha, Espanha e a exposição está disponível no site https://www.mulhereseeducacao.uerj.br/

A Pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves de Lima, e também Curadora convidada do projeto, participou do lançamento com a Curadora, a professora Maria Celi Chaves Vasconcelos, Chefe do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Uerj. Encontrou com personalidades da Educação Brasileira, como Lia Faria, professora titular aposentada da Faculdade de Educação – EDU/UERJ, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro no governo Brizola e colaboradora de Darcy Ribeiro na implementação dos CIPEs no estado do Rio de Janeiro.

Exposição

14 setembro