III Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste

A gestão da cultura no Brasil tem atravessado momentos de grande instabilidade, o que impacta diretamente os diversos setores culturais. No campo da educação, a descontinuidade de programas e a significativa redução de investimento corroboram um cenário não menos instável. Diante deste contexto, desde 2017, servidores – técnicos e docentes – das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil têm primado pela organização de uma instância colegiada para pensar o lugar da gestão cultural nas universidades, institutos federais, centros universitários, faculdades e congêneres. Assim, nasceu o Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult).

Junto a esse movimento, a partir de 2018, agentes culturais das IES da região Sudeste têm mobilizado esforços para garantirem um encontro anual com o intuito de fortalecer e ampliar a rede das pessoas responsáveis pela gestão da cultura nessas instituições de ensino. Com este intuito, foi criado o Fórum de Gestão Cultural das IES da Região Sudeste, o Forcult-Sudeste.

Desde sua criação, este evento, além de conectar os agentes responsáveis pela gestão da cultura atuantes nas IES da região, também tem contribuído para a discussão de temas importantes para a área, tais como regulamentações específicas, formas de financiamento, criação de indicadores, mapeamento de espaços culturais, apenas para citar alguns. Na intenção de dar continuidade a este trabalho, estava prevista a realização do III Fórum de Gestão Cultural das IES da região Sudeste no mês de abril de 2020, mas o necessário isolamento social impossibilitou a efetivação da reunião em formato presencial. Desta forma, o planejamento das atividades do Fórum foi retomado, com vistas à sua realização em formato remoto.

A partir desta nova agenda, a terceira edição do Forcult-Sudeste acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2020. As palestras, reuniões dos Grupos de Trabalho e assembleia acontecerão no ambiente virtual, por meio do canal da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) no YouTube e outras plataformas de conexão remota.

Vale reforçar que os encontros regionais deste fórum são preparatórios para as discussões do Fórum Nacional, programado para ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de setembro, também em formato virtual, e com organização centrada na equipe da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (DAC/UFMG). Para mais informações sobre o Forcult-Nacional, acesse: https://www.facebook.com/forcult.

08 setembro até 10 setembro