FORPOREX – 48º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras • 07/12/2021

Ontem foi o primeiro dia do 48º Encontro Nacional do FORPROEX e tivemos a honra de compor uma linda mesa de abertura.
A professora e presidenta da FORPROEX, Olgamir Amancia Ferreira, deu início ao evento agradecendo aos participantes da mesa, assim como ao reitor Ricardo Lodi por disponibilizar a UERJ como o espaço para a discussão e ampliação do debate e, dessa forma, tornar possível mais este encontro de pró-reitores de extensão.

Ainda na cerimônia de abertura, tivemos a honra de ter na composição da mesa a vice-presidenta do Fórum e reitora da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), professora Adriana Marmori. Ela agradeceu à professora e pró-reitora de extensão e cultura da UERJ, Cláudia Gonçalves, e toda a sua equipe e à equipe do FORPROEX na realização do evento.

Neste primeiro dia, a professora Juliene Rezende Cunha representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Ela falou sobre a importância de assuntos que destacam o ensino superior em todo país. A professora Juliene, em nome da ABRUEM, parabeniza e ressalta as mais diversas reflexões realizadas no 48ª Encontro Nacional do FORPROEX.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UERJ, professora Cláudia Gonçalves, fez um agradecimento aos presentes e também destacou a importância de a universidade estar realizando o encontro no ano Paulo Freire, que foi um grande educador brasileiro que se propôs a discutir a desigualdade social, a fome, o pensamento crítico e, sobretudo, a educação.

O 48ª Encontro Nacional do FORPROEX, em sua conferência de abertura, contou com o tema: “A retomada e perspectiva de debate político contemporâneo”, ministrado pelo professor Pablo Gentili. Em sua fala, carinhosa e esperançosa, Gentili demonstrou admiração pelo Brasil e uma visão sobre um futuro promissor e democrático, através da mudança na gestão presidencial em 2022. É diante de um novo contexto, que o professor Pablo fala sobre: a responsabilidade da extensão nas universidades, dos debates na defesa do ensino público e nas lutas articuladas para uma melhor educação.

O primeiro dia da FORPROEX pode ser assistido clicando aqui: Canal da PR3 no YouTube

Saiba sobre a nossa programação em nossas redes sociais: Instagram ou Facebook