Evento “21 Anos de Ações Afirmativas na Uerj” movimenta Auditorio 11

O evento “21 Anos de Ações Afirmativas na Uerj” vem movimentando o Auditório 11 do campus Maracanã, desde o início dessa semana. Muitos foram os participantes do encontro, que teve como objetivo refletir sobre a história de lutas para garantir a política de ações afirmativas, incluindo o sistema de cotas, a permanência estudantil, a equidade e os direitos humanos.

Entre eles, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves e o militante histórico do Movimento Negro no Brasil, Frei David, criador da Educafro, curso de pré-vestibular que já garantiu o acesso ao ensino superior a cerca de 100 mil jovens negros carentes.

O teólogo e filósofo, que se dedica há mais de 40 anos a trabalhos populares, tendo contribuído significativamente para a implementação das cotas étnico raciais nas universidades públicas, debateu sobre a luta dos movimentos e marcos regulatórios das ações afirmativas durante o encontro, na manhã dessa quinta-feira (15).

Já Cláudia Gonçalves teve como tema de discussão “Etnicidade, acessibilidade e pessoa com deficiência e interseccionalidade: desafios para a política de ações afirmativas nas universidades”.

15 dezembro