Dia do Poeta – 20 de Outubro

Artista, escritor, criativo, sensível, imaginativo: um poeta.
O seu trabalho traz: felicidade, emoção, saudade, empolgação, paixão.

Hoje, dia 20 de outubro, celebramos estes artistas que enchem nossos corações de belos poemas, trazem a sensibilidade no verso e despertam sentimentos.

Em especial, prestamos uma grande homenagem ao poeta, performer, ator, músico, produtor, agitador cultural, mestre e doutor em Literatura e professor do Instituto de Artes da UERJ, Ericson Siqueira Pires.
Ericson Pires nasceu no coração da Lapa no Rio e foi militante ativo na arte e na política nas ruas cariocas.

Em seu trabalho como poeta, a inquietação e o lirismo estavam presentes em sua prosa narrativa e versos. Assim como ele, em constante movimento, os seus poemas também tinham um fluxo livre e uma aproximação com as artes plásticas. Em vida, Ericson se doou e esteve ativo na cidade.

Pires era faixa-preta e ex-professor de jiu-jitsu e utilizava a luta como estratégia de resistência. Assim como também trouxe a resistência em suas palavras por meio do livro “Cidade ocupada” (Aeroplano, 2007), defendendo a ocupação da cidade de forma coletiva e múltipla, envolvendo centro e favela.

Em sua carreira acadêmica, Ericson escreveu o livro “Zé Celso Oficina-Uzyna de corpos” (Editora Annablume, 2004), que foi um desdobramento de sua dissertação de mestrado em Letras da PUC-RJ. Ele também foi pesquisador do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ.

Em março de 2012, ainda jovem, com apenas 40 anos de idade, este grande e presente artista faleceu, após complicações em seu quadro devido a uma pancreatite aguda.
Por isso, neste dia, lembramos da obra e da vida de Ericson Pires.

📹 Estúdio Móvel – TV Brasil em homenagem ao poeta Ericson Pires.

#PraTodosVerem

Vídeo produzido pelo Estúdio Móvel da TV Brasil em homenagem ao poeta Ericson Pires. Mostra cenas do poeta recitando o Canto 3 – Mistério da Necessidade, enquanto apresenta imagens dele cantando, rindo e andando pela cidade.

20 outubro