Dia das Crianças – 12 de Outubro

Hoje comemoramos o Dia das Crianças!
Esta é uma data para celebrar e reafirmar a importância e o compromisso de garantir, aos pequenos, direitos como: alimentação, amor, educação, saúde, moradia e diversos outros cuidados.
Durante o mês de outubro (também conhecido como o Mês das Crianças), iremos homenagear os projetos e publicações extensionistas voltados para a infância e a juventude.
Para acompanhar este dia 12 de outubro, iremos apresentar 12 projetos de extensão. E, ao longo do mês, iremos apresentar diversos outros.

Conheça mais sobre os projetos:

1. A flauta contribuindo num processo de melhoria de aprendizagem e de relacionamento: trabalha com o ensino da flauta e, ao mesmo tempo, contribui para que haja uma relação sadia entre as crianças.
  2. Ações Educativas em Favelas Urbanas: visa ao atendimento de crianças, jovens e adultos que residem em favelas da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, a fim de oferecer oportunidades no modelo de educação não formal, em ambiente não escolar, com o objetivo de alfabetizar e formar sujeitos leitores e escritores.
  3. Adaptação de Textos Clássicos da Dramaturgia Adulta para a Linguagem de Teatro Infantil: o objetivo é a adaptação de textos, investigando a possibilidade da construção de uma linguagem própria para o teatro infantil.
  4. Anos Iniciais da Educação Básica do CAp-UERJ: práticas docentes em colaboração: destaca a importância da criança e do brincar, para que, no momento de satisfação, ela possa associar o aprendizado da matemática às práticas lúdicas. O projeto busca ampliar a atenção, na sala de aula, daqueles que têm mais dificuldade para acompanhar o grupo.
  5. Avaliação física e orientações para práticas corporais e treinamento desportivo de crianças e adolescentes: o objetivo geral é avaliar o perfil antropométrico, a coordenação motora, o desempenho motor, a motivação e o nível de atividade física em escolares do CAp-UERJ e de alunos de uma Vila Olímpica do município do Rio de Janeiro, com intuito de que haja uma melhor orientação para práticas corporais e treinamento desportivo de crianças e adolescentes.
  6. Educação Infantil: cenário e implicações: propõe discutir, através de um curso de aperfeiçoamento, como as políticas para bebês, crianças bem pequenas e pequenas foram desenvolvidas, nos últimos anos, no município do Rio de Janeiro, e como vêm afetando práticas educativas dirigidas às crianças e às suas famílias.
  7. Nascedouro de Leitores: trabalha a ampliação das oportunidades para a formação de leitores na Baixada Fluminense, através da realização de rodas de leitura, saraus, recitais poéticos, jardins literários, orientação de pesquisas e empréstimos de livros.
  8. O Teatro e os Folguedos populares: visa à criação de um laboratório de ensino e pesquisa no CAp-UERJ, com crianças a partir de nove anos de idade, adolescentes e adultos, para a investigação sobre as relações entre a linguagem teatral e os mais diversos folguedos, jogos e danças dramáticas brasileiras. Além da investigação da prática do corpo, da cena e da construção textual e musical, tem o objetivo de construir cenas e espetáculos que poderão ser apresentados para a comunidade dentro e fora do CAp-UERJ.
  9. Práticas Político-Culturais e o Ensino Crítico da História (Tema I: Patrimônio Cultural Brasileiro): o objetivo é a ampliação do debate sobre o respeito ao patrimônio cultural brasileiro no ensino de História, a partir de conteúdos dos livros didáticos disponibilizados para os alunos do CAp-UERJ, em sala de aula, guiados por seus professores.
  10. Observatório de Direitos Humanos na América Latina: configura-se como uma proposta de construção de um espaço interdisciplinar voltado para o levantamento de dados, a sistematização e análise da cobertura dos meios de comunicação impressos e digitais sobre temas relacionados à efetivação dos Direitos Humanos na América Latina. Esta iniciativa gerou a realização de uma série de coletâneas com as conferências e palestras das edições do Seminário Internacional “Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje”, e demais simpósios.
  11. Childhood & Philosophy: é uma única publicação acadêmica na área de interfaces entre filosofia, educação e infância, com concentração temática específica nas áreas de educação da infância, filosofia com crianças e filosofia da infância, que coloca essas áreas de estudos no Brasil numa posição de destaque no cenário internacional.
  12. Em Caxias, a filosofia en-caixa?!: é a continuidade de um trabalho que experimenta a filosofia, como dimensão do pensamento, na educação de crianças e adultos de escolas públicas desde 2007 no município de Duque de Caxias.