Dia 25 de julho – Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela

Dia de 25 de julho é o dia luta, memória e reconhecimento para mulheres negras. Em 2014 este dia foi sancionado como o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, além do Dia Nacional de Tereza de Benguela.
Lélia Gonzales foi uma intelectual e ativista brasileira denunciando racismo e sexismo. Ela foi a primeira mulher negra a se dedicar aos estudos de raça.
Conceição Evaristo é escritora, romancista e poeta mineira com suas escrevivência. Ela expõe a exclusão do povo preto, traçando a necessidade de dignidade e liberdade.
Elza Soares foi uma cantora, compositora musical e puxadora de samba-enredo, através de sua imponente voz ela contribuiu na luta contra o machismo e violência contra mulher e o racismo.
Vilma Reis é socióloga e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos no PósAfro-UFBA. Intelectual contemporânea que discute pautas raciais e também está no cenário político.
Sueli Carneiro é Filósofa, escritora e ativista. Ela é referência na discussão do feminismo negro no Brasil e das cotas raciais nas universidades brasileiras.

25 julho