Bloco Loucura Suburbana e Nise da Silveira

Hoje o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana volta a desfilar depois de dois anos. Nesse ano, sem mais nenhum paciente internado, será uma celebração pelo fim dos manicômios e a transformação do Instituto. Desde 2001 o Bloco é resistência simbólica do Movimento Antimanicomial, arrastando foliões pelo bairro, dialogando com anos de mudança de perspectiva em relação à saúde mental proposta por Nise da Silveira. O que move a sociedade é o direito de o sujeito ser diferente, e o mais importante é saber lidar com ela, nada mais carnavalesco que celebrar as nossas diferenças.

O Instituto Municipal Nise da Silveira, antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, também conhecido como Hospício Pedro II, foi o primeiro hospital psiquiátrico do Brasil e segundo da América Latina, encerrou a hospitalização de pacientes psiquiátricos em 2021 e foi transformado de hospício a um parque. A área do manicômio, de cerca de 79 mil m² , inclui o Museu de Imagens do Inconsciente, e agora parque urbano, integrando o espaço à vizinhança, com atividades culturais e esportivas.

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade” São palavras da Nise da Silveira, Intelectual e médica psicanalista alagoana, responsável por reformular a ciência no Brasil, dedicando-se a um estudo mais humanista e menos técnico a respeito da saúde mental dos pacientes.

Símbolo da luta antimanicomial do Brasil, Nise foi pioneira em muitas frentes, sendo uma das primeiras mulheres médicas do país. Celebramos também o aniversário de Nise, dia 15 de fevereiro, de uma forma tão simbólica, celebrando a vida e a loucura, que é o que existe de mais humano.

16 fevereiro