8 de setembro – Dia Internacional da Alfabetização

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização, data instituída pela Unesco com o objetivo de ressaltar, anualmente, a importância da alfabetização para todos. É importante frisar que esse processo não se resume a saber ler e escrever, mas abrange a capacidade de interpretar, criticar e produzir conhecimento. Assim, alfabetizar é uma questão de dignidade, cidadania e direitos humanos.

Segundo os dados do IBGE, 11,5 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais ainda não sabem ler e escrever. As taxas aumentam quando nos referimos ao analfabetismo funcional, ou seja, quando a pessoa é capaz de ler e escrever algumas frases, mas não de interpretá-las. Calcula-se, segundo a ONG Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro, que o analfabetismo funcional atinja cerca de um terço de jovens e adultos de 15 a 65 anos, o que significa 38 milhões de brasileiros.

A UERJ, a partir do projeto Proalfa, oferece alfabetização e letramento para pessoas de qualquer idade. O programa oferece cursos em língua portuguesa e matemática para pessoas com ou sem escolaridade. As aulas, totalmente gratuitas, visam ensinar a ler e escrever, bem como desenvolver o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. As inscrições abrem a cada seis meses. Para mais informações, mande um e-mail para proalfa.uerj@gmail.com.

08 setembro