A I Mostra Espacial do Rio de Janeiro pretende apresentar os laboratórios e grupos que atuam na área espacial e desenvolvem pesquisas e atividades de extensão universitária em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A I Mostra Espacial ocorrerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Campus Maracanã, na Concha Acústica Marielle Franco, ocorrerá das 8h às 18h do dia 20 de agosto de 2022, sábado!

Contaremos com estandes das equipes de foguetes (GFRJ – UERJ, Minerva Rockets – UFRJ, RocketWolf – CEFET, CEB Rocket Design – CEB), da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da LABRE-RJ. Com atividades de planetário, teatrinho sobre o sistema solar e oficinas. Demonstrações práticas de comunicação com satélites e com a estação espacial e o lançamento do balão da Etapa Regional da OBSAT MCTI.
Concomitantemente a I MERJ, teremos a Edição Regional da 1.ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI ocorrendo no espaço da Capela Ecumênica (térreo e subsolo). No período da manhã, a OBSAT MCTI ocorrerá de maneira restrita aos participantes da competição, no entanto, durante o período da tarde, a capela terá acesso liberado para o público, de maneira que eles conheçam os trabalhos dos competidores durante a Mostra Aberta de Satélite OBSAT MCTI, além da realização do lançamento de um balão estratosférico com os protótipos de satélites das melhores equipes dessa regional! O balão será rastreado em tempo real pela UERJ!

A I MERJ, junto à 1.ª OBSAT MCTI, visa a ampliação da comunicação entre os diversos pesquisadores e extensionista no ramo aeroespacial, a divulgação científica da área aeroespacial, bem como, também, da divulgação para a comunidade externa dos fazeres e saberes desenvolvidos nas universidades e em seus grupos universitários!

Participe e aproveite a oportunidade de explorar além do planeta Terra na I MERJ que ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022, das 8h às 18h

LOCAL

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-013.
As atividades se realizarão na Capela Ecumênica e na Concha Acústica Marielle Franco


Ver mapa ampliado