Ilha Grande patrimônio mundial

A implosão do Instituto Penal Cândido Mendes ocorreu em 02 de abril de 1994 e hoje completa 29 anos.
Foi uma decisão política de desativar o presidio em Vila Dois Rios e um símbolo da Ilha Grande.
Há notícias de tentativas de desativação do IPCM nos governos Chagas Freitas (MDB) e Moreira Franco (PMDB). Neste havia um projeto de construção de um grande complexo turístico no lugar, com a expulsão dos moradores.

A justificativa do governo Leonel Brizola e Nilo Batista (PDT) era o péssimo estado de conservação do presidio e também de destruir um símbolo de violência e opressão.

Houve protestos dos moradores contrários a desativação e em defesa da preservação da vila. Dentre as propostas, propunham a criação de um museu.

O prefeito de Angra dos Reis, Luís Sérgio (PT) tentou judicialmente impedir a implosão, apoiando os moradores.

Não teve jeito. No dia chuvoso de 02 de abril de 1994 o presídio foi implodido.

Ainda em 1994, o Governo do Estado do Rio de Janeiro concedeu à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ as áreas anteriormente ocupadas sucessivamente pelas Colônia Correcional de Dois Rios, Colônia Agrícola do Distrito Federal e IPCM na Vila Dois Rios. De acordo com o Termo de Cessão de Uso nº 21, de 18/10/1994, a UERJ passou a ser cessionária das antigas instalações e benfeitorias remanescentes das extintas Colônias Penal e Agrícola ali existentes. Este termo previa as implantações de um centro de estudos e de um museu que buscassem preservar e dinamizar os vários aspectos que envolvem a memória e o ecossistema da Ilha Grande.

Foram alguns anos de abandono por parte do governo do estado e da prefeitura, até que a UERJ, através inicialmente do CEADS (criado em 1995, inaugurado em 1998) assumiu o lugar, responsável pelo transporte e infraestrutura.

Em 1999 foi criado o Ecomuseu Ilha Grande, somente em 2007 reconhecido oficialmente pela UERJ.
O Ecomuseu Ilha Grande ampliou a sua relação com a comunidade de Vila Dois Rios e demais comunidades da Ilha Grande.

Várias ruínas foram recuperadas, totalizando 9 prédios hoje!
E mais recuperação do patrimônio histórico está feito!

02 abril

EcoMuseu de Ilha Grande