Exposição “SAGRADO ABJETO”

Com enorme alegria o Departamento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultural convida a todes para abertura da maravilhosa exposição “Sagrado Abjeto”.

A exposição “SAGRADO ABJETO” nasce a partir de uma longa pesquisa realizada pela equipe curatorial do DECULT em parceria com a curadora Alice Granada, onde buscamos aprofundar as questões relacionadas à potência do corpo – ao propor a dissolução das barreiras entre prazer e sofrer, deglutindo ideias tradicionais para devolver concepções radicais sobre o corpo, e eroticamente aproximando divino e repugnante.

O que pode um corpo? O que é o corpo quando ele age fora dos interditos da moralidade? Quais suas possibilidades na construção de si, em relação com as outras pessoas, com o sagrado e o abjeto, a vida e a morte? Construindo um diálogo com obras canônicas da cultura ocidental, de Sontag, Blake, Bataille, Freud, Artaud, Deleuze e Pasolini a pensadores atuais como Preciado, Haraway e Kristeva. Doze artistas convidados abalam as expectativas sobre o que pode um corpo sob as hegemonias sociais, culturais, políticas e econômicas vigentes.

Agradecimentos especial à fabulosa equipe coexpa, às bolsistas Kassia Meireles, Andressa Abagliato e Carla Fionda e ao designer Henrique Baroni.

Artistas:

Carolina Melgarejo

Fava da Silva

Fernanda Azou

Flávia Ventura

Gabriella Barbosa

Luísa Callegari

Márcia Falcão

Marlon Amaro

Nike Krepische

Nuno Ramalho

Renan Teles

Sansa Rope

Curadoria: Alice Granada e Diogo Santos

Serviço:
Exposição Sagrado Abjeto

Local: Galeria Candido Portinari

Campus UERJ Maracanã – Rua São Francisco Xavier, 524

Abertura: 02 de junho, às 17h

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h
@extensaoecultura.uerj
@uerj.oficial
@diogosantosbessa
@alice.granada
@barone.henrique
@kassiameireles
@dreabbagliato
@brickbybitch