Aniversário de 30 anos do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED

Hoje, dia 20 de setembro, aconteceu a solenidade do aniversário de 30 anos do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED, com o lançamento da versão impressa do livro “Política de Interiorização da UERJ: Ações, Atores e Memória”, escrito pela professora e diretora-adjunta do CEED, Tatiane Alves Baptista.

O CEED foi criado com o objetivo de estabelecer na UERJ ações e estudos voltados para colaborar com o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Rio de Janeiro, especialmente em regiões do interior do Estado, identificando áreas estratégicas de pesquisa, formação e capacitação de recursos humanos e parcerias entre academia e sociedade.

Durante o evento, que contou com a presença do Reitor e de Pró-reitores da UERJ, o Professor Egberto Gaspar de Moura, diretor do CEED, falou sobre questões relacionadas à interiorização da Universidade e, também, do aspecto acolhedor da Universidade em relação aos estudantes oriundos do interior. Também ressaltou que a universidade é essencial para que se estabeleça um fluxo bidirecional, pessoas vindo do interior e também voltando para ele.

A professora Tatiane Alves Baptista relembrou que a UERJ participou do processo da redemocratização e da rearticulação da sociedade civil. Os próprios processos internos da UERJ afetaram o processo de democratização. Os quadros políticos que a Universidade produziu eram os quadros de vanguarda da política no Brasil, especialmente nesse momento de fim da ditadura, e continuou influenciando em outros fatores, como na criação do Sistema Único de Saúde – SUS – e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A Pró-reitora de Extensão e Cultura, Professora Cláudia Gonçalves de Lima, em sua fala, lembra que a Extensão está em sua vida durante todo o seu percurso acadêmico. Parabenizou os integrantes do projeto, que passou por diferentes nomes e gestões nos últimos 30 anos. Homenageou também o Professor João Regazzi Gerk, ex-vice-reitor da Uerj e pioneiro na interiorização da Universidade, o citando como o maior extensionista da Universidade.

20 setembro