Pró-reitoria de Extensão e Cultura participa de Comitê de Monitoramento da Covid-19 nas Favelas do RJ

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, Cláudia Gonçalves, esteve presente no Museu da Maré, na manhã dessa quarta-feira (14), para a Instalação do Comitê Interinstitucional de Monitoramento e avaliação 2022 do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.

O evento apresentou os resultados alcançados com a chamada pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nos territórios de periferia, lançado ano passado após liberação da verba de 20 milhões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na ocasião foram contemplados 54 projetos nas áreas de saúde, arte, literatura, cultura, esporte, segurança alimentar, assistência integral a mulheres no período de gestação, horta comunitária, entre outros.

A respectiva ação é uma parceria entre Fiocruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Claudia Gonçalves ressaltou a importância da manutenção de investimentos nos territórios de periferia. Ela lembrou que durante a pandemia esses recursos foram responsáveis pela preservação da vida das pessoas e pela promoção de transformação social. Para a pró-reitora,
solidariedade, troca de saberes e afeto são fundamentais para se escrever um novo futuro.

14 dezembro