Visita do autor do livro “Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político”

Na manhã do dia 28, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves de Lima, recebeu a visita de João Cezar de Castro Rocha e da professora Cida Salgueiro.

João Cezar veio presenteá-la com o livro “Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político”, e é sempre uma alegria ver o produto do trabalho de um intelectual de sua dimensão

O livro é um ensaio escrito em prosa literária que oferece uma descrição inovadora do bolsonarismo, entendido em sua dinâmica própria. A retórica do ódio é a mais completa tradução da Lei de Segurança Nacional (LSN) de 1969, limitando o outro ao papel de inimigo a ser destruído. É o reino desencantado do vale-tudo travestido de filosofices, xingamentos e desqualificações. O resultado: caos cognitivo, analfabetismo ideológico e a idiotia erudita- elementos que definem as massas digitais bolsonaristas, criadoras da pólis pós-política.
Esse é mais um lugar de fala da universidade, onde conseguimos fazer a desconstrução desses discursos dominantes e as retóricas do ódio.

Agradecemos a visita de João Cezar e de Cida Salgueiro e indicamos essa leitura a todos.

Publicações

28 abril