Uerj participa do encontro Mulheres Apoiando a Educação no Maracanãzinho

Mais de 4,5 mil pessoas estiveram presentes no Maracanãzinho, na manhã dessa quinta-feira (10), participando do I Encontro Regional Mulheres Apoiando a Educação (MAE), uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Secretaria de Estado e Educação (Seeduc). O convênio, que têm como objetivo minimizar a evasão escolar e a baixa frequência na rede estadual de ensino está oferecendo oportunidades de emprego para mais de 6 mil mães ou representantes legais de estudantes e para 1,5 mil assistentes sociais.

Durante um ano, as mães integrantes do projeto vão receber capacitação e uma bolsa no valor de R$ 1 mil para atuar aproximando as famílias e a comunidade das escolas.
“Esse vínculo que está se estabelecendo aqui, entre a escola e a família é algo que deveria existir há algum tempo, ou seja ter alguém da comunidade da família presente dentro da escola, ajudando a prevenir problemas como a evasão e o empobrecimento na qualidade escolar”, declarou o reitor Ricardo Lodi.

O evento contou com a participação do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, do reitor da Uerj, Ricardo Lodi, da atriz Babi Xavier, das deputadas federais, Soraya Santos e Rosângela Gomes, entre outros.

Durante seu discurso, o governador Castro elogiou o trabalho realizado pela Uerj selecionando as mães que irão auxiliar a trazer de volta os estudantes às salas de aula. O resultado positivo já pôde ser observado no Colégio Estadual João Baptista de Mattos, no bairro de Coelho Neto, onde 203 dos 312 alunos regressaram à escola após um mês de trabalho realizado.

“A Uerj é uma instituição de educação que tem o compromisso de mudar a vida das pessoas e temos feito isso em todos os territórios e lugares onde atuamos. Nesse projeto, essa realidade se faz presente”, ressaltou Ricardo Lodi.

10 março