Setembro amarelo

Anualmente acontece a campanha Setembro Amarelo. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto

Embora não haja uma lei federal que contemple a campanha, como há no Outubro Rosa, por exemplo, alguns estados e municípios reconhecem oficialmente o Setembro Amarelo, e a sociedade se mobiliza como um todo para a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A Universidade, durante todo o ano, desenvolve ações e programas de apoio e atendimento psicológico que abrangem tanto a sua comunidade interna como a externa. A UERJ conta com o Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar (DASPB @daspb_uerj), originário do Núcleo de Acolhida ao Estudante da UERJ (NACE) que busca estabelecer um fluxo permanente de acolhimento a estudantes que precisam de suporte emocional, pedagógico e/ou social.

Converse, acompanhe, busque ajuda profissional e proteja!

Publicações

01 setembro