Projeto de lei que incorpora Uezo à Uerj é aprovado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a incorporação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) à Universidade do Estado do Rio Janeiro (Uerj), na tarde dessa terça-feira (15).

“Essa é uma vitória para a educação em todos os sentidos. Nós vamos mostrar que com essa união, faremos mais pela Zona Oeste do Rio de Janeiro do que qualquer outra instituição pública já fez nesta cidade. Isso porque, quando a Uerj chega, ela modifica a vida das pessoas. Estamos construindo um projeto sólido de universidade pública, gratuita, laica, de excelência e referenciada socialmente”, afirmou o reitor da Uerj, Ricardo Lodi.

A proposta de incorporação foi apresentada pela Uezo à Uerj no mês de agosto de 2021, tendo em vista as dificuldades que a instituição vinha enfrentando desde a sua criação, em 2009. De acordo com a reitora da Uezo, Luanda de Moraes, a comunidade ueziana sofria com a precariedade de sua estrutura física, bem como com a ausência de equipamentos e recursos educacionais necessários ao seu funcionamento satisfatório, correndo o risco de não resistir.

“A região da Zona Oeste abriga um grande potencial humano, hospeda inúmeras indústrias que movimentam o mercado nacional, com circulação de riqueza enorme, que não circula nas mãos do povo. Essa fusão significa um tratamento mais igualitário para a população local, em relação às demais regiões atendidas pelo ensino público superior”, ressaltou Moraes.

Com isso, a Uerj vai receber mais de dois mil alunos espalhados em 10 cursos de graduação e três de pós-graduação, além do corpo docente, com 103 profissionais com título de doutorado e 25 técnicos de laboratório. “Nós vamos garantir os mesmos direitos aos professores, técnicos e estudantes egressos da Uezo; não haverá perdas para ninguém, todos serão igualmente da Uerj. Já dispomos de recursos no valor de R$ 50 milhões para adquirir o imóvel da Moacyr Bastos, para que o novo campus se estabeleça o mais rápido possível, concluiu Lodi.

16 março