Mês das Crianças – Projetos de Extensão

A formação de crianças e adolescentes passa por diversos temas e diversas pessoas. Durante este mês, trouxemos projetos de extensão, que são aliados para fortalecer ainda mais essa formação, além da garantia de um bem-estar, assim como um olhar especial para o mundo ao entorno. Que possamos cobrar, mas também colaborar para que haja uma infância e juventude com oportunidades, sem discriminação, presente em planejamento político e dentro de uma estrutura social menos violenta e abandonada, vista com respeito e carinho diante da sociedade.

Confira os projetos:

Os efeitos da Terapia Assistida por Cães no Desenvolvimento Global de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: o projeto é desenvolvido em parceria com o Centro de Referência Municipal em Autismo de São Gonçalo e tem por principal objetivo oferecer atendimento em Terapia Assistida por Cães para crianças com TEA, bem como desenvolver pesquisas no campo das Intervenções Assistidas por Animais para avaliar os efeitos desta intervenção no desenvolvimento da comunicação, formação de vínculo afetivo e demais habilidades sociais.

Alcançar o/a Cotista: dialogando sobre as cotas com seus potenciais candidatos/as: em 2014 esta ação extensionista pretendia evidenciar a política de cotas (Lei 6434/2013) praticada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, verificando o motivo da população do entorno escolar não participar do processo seletivo. Com o desenvolvimento das ações, passaram também a falar das cotas na educação superior, do sistema de reserva de vagas no Colégio Pedro II e no CAp da UFRJ. Os dados verificados a partir da realização de atividades do projeto em escolas públicas, pré-vestibulares e feiras escolares traduzem que as cotas ainda são um enigma desconhecido para a juventude fluminense. Existe muita desinformação, dificuldades quanto ao processo seletivo e preconceitos sobre a condição de cotista.

Educação, Serviço Social, cidadania com crianças, adolescentes e jovens: gênero, raça e classe na formação profissional com estudantes trabalhadores: destaca a articulação da educação no ensino superior com as atividades teórico-práticas e extensionistas em áreas temáticas das políticas sociais, organizando processos de assessorias através dos campos de estágio do Serviço Social. Este projeto relaciona o debate sobre gênero, raça e classe articulado à infância e juventude e famílias, entrelaçando trabalho, cultura e formas de sociabilidade.

Avaliação do uso de TICs e desenvolvimento motor infantil: pretende oferecer à comunidade interna e externa da UERJ um espaço de pesquisa e avaliação do impacto que o uso excessivo de tablets, celulares, computadores e das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) em geral tem produzido no desenvolvimento motor de crianças de 6 a 10 anos. Disponibilizaremos um espaço/tempo/laboratório existente para receber crianças de 6 a 10 anos, visando aplicar o TDMG-2 (Test of Gross Motor Development II) e questionários com o objetivo de equacionar o grau de contato e uso de meninos e meninas com as TICs.

Partiu Trilha UERJ – DTUR: o ecoturismo e a relação sociedade-natureza: tem como objetivo geral estimular o desenvolvimento de práticas sociais que possibilitem uma relação sociedade-natureza mais harmônica e sustentável e que aproximem tanto os turistas, quanto os residentes às áreas naturais remanescentes do estado do Rio de Janeiro, garantindo, portanto, o uso social, assim como a manutenção da biodiversidade nesses ambientes. Nessa tarefa, serão elaborados roteiros nas regiões metropolitana e serrana (gratuitos e voltados para turistas nacionais e estrangeiros, residentes, pessoas com deficiência, grupos da terceira idade e crianças de 06 – 12 anos).

DEL (Déficit Específico da Linguagem): conhecendo populações em condições diferenciadas de aquisição da língua: visa auxiliar na correta identificação dos portadores de DEL (Déficit Específico da Linguagem), por meio da aplicação de uma bateria de testes em desenvolvimento, prover o encaminhamento de possíveis portadores para tratamento fonoaudiológico, assim como fornecer permanente esclarecimento sobre essa síndrome junto aos profissionais que lidam diretamente com crianças em idade escolar (professores, psicopedagogas, fonoaudiólogas, etc).

Literatura Infantojuvenil: em cont(r)os: tem por objetivo viabilizar o acesso a narrativas tradicionais e contemporâneas direcionadas a crianças e jovens, oportunizando o contato com a Literatura Infantojuvenil a graduandos e pós-graduandos da UERJ, dos cursos de Letras e áreas afins, bem como a público externo interessado na área.  Intenta-se oferecer encontros, com frequência sistemática, em que se propiciam o contato com temas, textos e autores das letras e das imagens.

(Re) pensando questões de violência e desigualdade na educação de meninas e meninos: o projeto tem como fundamento os direitos determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ressaltando a promoção de uma vida digna, sem violência e discriminação. Serão realizadas oficinas com jovens estudantes, na faixa etária de 11 a 15 anos, com intuito de facilitar a discussão dessa temática como uma aposta de prevenção da(s) violência(s).

Em Cine – Ciclo de debate: denominação que remete ao trocadilho “ensine”, o projeto visa auxiliar – por meio da apresentação de filmes seguidos de debates – discussões acadêmicas e apresentações de resultados de pesquisas sobre temas relacionados à Psicologia.

Espaço de Conversas na Maré: pesquisa e intervenção em cenários contemporâneos: pretende organizar espaços em grupo de encontro, reflexão e discussão, em duas organizações situadas na Maré, sobre temas relevantes, nos principais cenários na sociedade contemporânea, escolhidos pelos participantes de acordo com seus contextos específicos. O crescimento do Projeto representa uma demanda crescente de espaços de diálogo, resolução de conflitos e desconstrução de antagonismos e promoção de formas relacionais alternativas.

Infâncias: pretende reunir linhas de trabalho de 5 docentes da UERJ e parcerias externas, sempre no campo da infância, adolescência e juventude. A equipe promove ações em três grandes campos, educação, saúde e justiça: intervenções em escolas públicas cujo foco é enfrentar as situações de risco e promover a proteção nas escolas das unidades socioeducativas, promovendo processos de escolarização; trabalho de promoção de saúde junto a crianças com problemas de obesidade e acompanhamento de filhos e filhas de mães e pais encarcerados.

Alfabetização científica: uma proposta para inclusão precoce e tardia como ação da universidade na sociedade: visa principalmente à proposição de ações pedagógicas por alunos e professores trabalhando de forma cooperativa em rede, por meio da elaboração e realização de atividades, oficinas e palestras itinerantes em escolas de ensino básico e ambientes de acolhimento de idosos. As atividades educativas são realizadas principalmente em escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, com as crianças e em casas de repouso ou universidade da terceira idade da UERJ, com os idosos.

Crescer Sorrindo: o projeto vem atuando na promoção da saúde bucal de crianças de até 11 anos de idade através de ações de caráter educativo, preventivo e curativo e tem ênfase nos cuidados odontológicos a pré-escolares. O projeto tem o objetivo de levantar as reais demandas assistidas de forma a guiar o desenvolvimento de pesquisas científicas, no campo da saúde bucal infantil, que tragam reais benefícios para nossa população.

#PraTodosVerem

O título, escrito em branco, diz: “Mês das Crianças”. No canto superior, temos a logo da PR3. Ao redor da imagem, ilustrações que representam os projetos, como: pilha de livros, criança com cachorro, elementos do cinema: pipoca e claquete, jovem escovando os dentes, criança subindo a trilha e quatro crianças abraçadas… No centro, escrito na cor cinza, a lista dos projetos: Os efeitos da Terapia Assistida por Cães no Desenvolvimento Global de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista; Alcançar o/a Cotista: dialogando sobre as cotas com seus potenciais candidatos/as; Educação, Serviço Social, cidadania com crianças, adolescentes e jovens: gênero, raça e classe na formação profissional com estudantes trabalhadores; Avaliação do uso de TICs e desenvolvimento motor infantil; Partiu Trilha UERJ – DTUR: o ecoturismo e a relação sociedade-natureza; DEL (Déficit Específico da Linguagem): conhecendo populações em condições diferenciadas de aquisição da língua; Literatura Infantojuvenil: em cont(r)os; (Re) pensando questões de violência e desigualdade na educação de meninas e meninos; Em Cine – Ciclo de debate; Espaço de Conversas na Maré; Infâncias; Alfabetização científica: uma proposta para inclusão precoce e tardia como ação da universidade na sociedade e Crescer Sorrindo.