HUPE celebra primeiro ano do Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) celebrou, na última segunda-feira (20), o primeiro ano do seu Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19, espaço de cuidados para aqueles que enfrentam sequelas da doença. A direção da unidade recebeu autoridades estaduais, junto a coordenadores, profissionais, pesquisadores universitários e pacientes, para um balanço das atividades.

O ambulatório, pioneiro na saúde pública fluminense, já realizou mais de 34 mil atendimentos, distribuídos entre as 15 especialidades médicas e também de outras áreas da saúde ofertadas aos usuários. Mais de 100 profissionais estão envolvidos no trabalho.

Gabriel Queiroz, de 32 anos, foi um dos pacientes atendidos. Os 44 dias de internação por causa da Covid deixaram sequelas importantes: episódios de esquecimento, fadiga e fraqueza muscular. Após meses em tratamento, ele agora comemora a recuperação. “Comparando o dia em que cheguei ao dia em que obtive alta, a diferença é muito grande. Eu uso como exemplo a rampinha que a gente usa para chegar ao ambulatório. No primeiro dia, foi muito cansativo subir. Quase não consegui, somente com ajuda. Hoje, já consigo correr “, conta.

Leia mais no Portal Uerj

#Uerj#Hupe#Covid19