Fala aí, Jacarezinho

Eu, enquanto jovem e favelada, penso que todos precisam ver os moradores de favela além da perspectiva que esse ambiente oferece, e assim poder enxergar esse lugar por outro ângulo, de maneira que seja destacada a potencialidade que estes possuem e com isso possam investir gerando oportunidades e igualdade.” – diz a idealizadora do evento e moradora do Jacarezinho, Carine Almeida.

O “Fala aí, Jacarezinho!’’ é um evento organizado no laboratório da Ventura Produções, pelo 3º ano (2019) do Curso Técnico em Eventos, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da Rede FAETEC, como projeto de conclusão de curso. O evento será realizado no Centro Cultural da UERJ (COART), no dia 01 de novembro de 2019. O objetivo é fortalecer uma rede para integração das iniciativas culturais existentes na favela do Jacarezinho e promover o diálogo entre os projetos e os moradores do local. Além de propor a desconstrução dos estereótipos que a sociedade cria sobre os moradores das favelas e dar visibilidade ao potencial dos movimentos artísticos-culturais e aos empreendedores locais.

Programação detalhada:
Data: 1 de Novembro de 2019.
Local: COART – Coordenadoria de Artes e Oficinas Criativas UERJ – R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro.
Horário: A partir de 09h.

Abertura oficial:
Horário: 09h
Local: Auditório
Convidados:
Sérgio Madureira: Diretor da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch
Kelly Santos: Coordenadora do Curso Técnico em Eventos
Léo Lima: Educador, fotógrafo e trabalhador cultural. Foi pesquisador e roteirista do filme “Favela que me viu crescer”, e é um dos idealizadores do coletivo Cafuné na Laje.
Daniel Batista: Artista, DJ e produtor. Tornou-se popularmente conhecido por ser um tatuador que retrata a arte negra e os LGBTQI+ negros.

Mostra de Curtas: Filmes produzidos pelo coletivo Cafuné na Laje
Horário: 09h20 às 10h
Local: Auditório

Exposição: Olhares do Jacarezinho
A exposição “Olhares do Jacarezinho” busca apresentar ao público obras distintas, de diferentes artistas, mas com algo em comum: suas raízes na favela do Jacarezinho e a relação com a arte .
Horário: 09h às 17h
Local: Salão 1

Bate-Papo: “Favela em Alta”
Tema: “Conhecendo o DNA do Jacarezinho”
Horário: 10h às 12h10
Local: Auditório
Convidados:
Dona Lanôr: Moradora do Jacarezinho, cantora e cabeleireira na empresa Dona Lanôr Beleza em Geral.
Joel Luiz da Costa: Advogado criminal da favela Jacarezinho e do Fórum Grita Baixada. É membro da Reforma e colunista da Agência de Notícias de Favelas.
Cristiane Gomes: Diretora administrativa-financeira da Escola Alberto Monteiro de Carvalho, que faz parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas, a maior rede católica de ensino das Américas.
Bruno Sousa: Estagiário de jornalismo no Intercept Brasil. Graduando em Comunicação Social pela UFRJ e ex-jornalista da Agência Narra do Observatório de Favelas.

Oficina de Fotografia
Tema: “Qual é a relação que você vê entre a favela e a universidade?”
Horário: 13h às 15h20
Local: Sala 1
Convidado: Fabiano Silva: Morador da favela Jacarezinho, atualmente cursando Licenciatura em Educação Física e fotógrafo.

Apresentações artísticas: “O Brilho dos Cria”
Horário: 15h20 às 16h50
Local: Salão 2
Convidados:
Kadu Costa: Morador do Jacarezinho e um grande artista, cantando suas próprias músicas, com influência rap e r&b e sempre ressaltando as suas raízes e ancestralidade.
Xandy MC: Rapper, estudante de pedagogia e produtor cultural, trabalha a relação dos jovens e a cultura periférica.

Desfile com a Jacaré Facilitador: “Agora É A Vez do Jacarezinho”
Horário: 17h às 18h
Local: Salão 2

Eventos

01 novembro 09H

Auditório da UERJ