Exibição do documentário “Sementes: mulheres pretas no poder”

No mês da mulher, o PROSACINE reabrirá a Concha Acústica Marielle Franco com a exibição do documentário “Sementes: mulheres pretas no poder”, de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, com uma conversa/debate logo após o filme.

A diretora Júlia Mariano já está confirmada para esta conversa.

“SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER” foi filmado durante o primeiro turno das eleições de 2018 no Brasil, acompanhando seis candidatas: Mônica Francisco, Renata Souza, Talíria Petrone, Rose Cipriano, Tainá de Paula e Jaqueline Gomes e mostra o processo de construção dessas mulheres como figuras políticas.

O filme se diferencia por utilizar uma equipe 99% feminina, causando impacto na retratação dessas diversas mulheres em frente às câmeras. Esse impacto ajuda a denunciar como o audiovisual brasileiro ainda é calcado no imaginário coletivo racista e sexista, quando se trabalha com o corpo feminino negro.

No dia 14 de março de 2018 o Brasil entrou em luto com a notícia do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. O luto se estendeu pelas redes sociais tomando dimensões globais. Todos cobravam uma mesma resposta:

Quem mandou matar Marielle? #quemmandoumatarmarielle

Após a brutal tentativa de silenciamento que, felizmente, não foi bem sucedida, Marielle virou semente que se multiplicou ao redor do mundo, mostrando a força de uma mulher negra, LGBTQIA+ e periférica. Sua influência aumentou em 93% as candidaturas de mulheres autodeclaradas pretas em 2018.

Venha assistir e chame todo mundo!!

Local: Concha Acústica Marielle Franco – UERJ Campus Maracanã
Data: 15/03 (terça) às 18:30h
Entrada gratuita 😃😃

*Necessário comprovante de vacinação.

Eventos, Tá ligado ?