Dom Leonardo Steiner, foi nomeado Cardeal da Igreja Católica, pelo Papa Francisco

No último sábado, dia 27 de agosto, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, foi nomeado Cardeal da Igreja Católica, pelo Papa Francisco. Em cerimônia no Vaticano, na Basílica de São Pedro. O Arcebispo e outros 19 religiosos passaram a integrar o grupo.

O frei franciscano passa a ser chamado de Cardeal da Amazônia e vai ajudar ao Papa Francisco com assuntos da região, atuando como uma espécie de conselheiro para a floresta.

“Ele é o Cardeal da Amazônia, é aquele que vai ser consultado pelo Papa para uma realidade específica, como um conselheiro. Os Cardeais são essas instâncias dentro da igreja que ajudam o papa a governar, a exercer esse grande mandato do Senhor de levar em frente a animação pastoral da igreja, de conversar com as realidades” contou Frei Paulo Xavier à Rede Amazônica.

Dom Leonardo Steiner também é Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, nomeado pela Confederação Nacional de Bispos do Brasil – CNBB, desde abril de 2022 e secretário-geral da CNBB de maio de 2011 até abril de 2019.

Publicações

29 agosto