Dia Nacional da Cultura

5 de novembro, dia nacional da cultura, da língua portuguesa, do cinema brasileiro.

E não é à toa que as três celebrações estão juntas. Se minha pátria é minha língua, como Caetano lembrou Pessoa, é dela que nascem as manifestações culturais de todo tipo, entre elas o cinema brasileiro, representante nosso e da nossa língua nações a fora.

É dia de estarmos em festa sim! Apesar de todas as dificuldades que a Cultura vem sofrendo nos últimos anos, seguimos inventivos e atuantes.
Reafirmar a todo tempo e celebrar. Celebrar a nossa língua nascida portuguesa e tão brasileira em todas as manifestações culturais: teatro, da dança, cinema, circo, literatura, artes visuais.

A UERJ, que também é palco de todas essas manifestações parabeniza todos os artistas, produtores culturais, fazedores de cultura, criadores. E desejar alegria e inventividade no dia Nacional da Cultura.

A imagem abaixo nos relembra o dia em que a comunidade Uerjiana lotou os 2000 lugares da Concha Acústica Marielle Franco para assistir ao aclamado Bacurau.
Sucesso de público e crítica, o filme dos diretores Kleber Mendonça e Juliano Dornelles foi uma das produções mais badaladas de 2019, tendo vencido o prêmio do júri, no festival de Cannes, e o prêmio de melhor filme, no festival de Munique. Além de ter acumulado mais 6 premiações em categorias distintas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
A repercussão da exibição de Bacurau, na UERJ, foi tão positiva que o próprio diretor Kleber Mendonça postou a foto da concha acústica, completamente lotada, no seu perfil pessoal.
Mais um evento inesquecível, na nossa Universidade, produzindo conhecimento e difundindo cultura.

Viva a Universidade Pública!

Viva a cultura, a língua portuguesa e o cinema brasileiro!

#Uerj70anos #CulturaPresente #CinemaBrasileiro #DiadaLinguaPortuguesa

Captura de tela do Instagram do diretor Kléber Mendonça Filho. Postagem exibe fotografia colorida, tirada na noite de exibição do filme, do fundo do palco da Concha Acústica em direção à plateia. No palco, uma pessoa fala aos presentes, que erguem seus celulares com as luzes acesas. Na legenda da postagem, o diretor escreve: “Concha Marielle Franco agora no Rio de Janeiro em exibição gratuita de Bacurau na UERJ. São cerca de 2 mil pessoas. Foto e relato enviados por Ana Pimentel.” Cinema

05 novembro