Dia Nacional da Cultura

5 de novembro, dia nacional da cultura, da língua portuguesa, do cinema brasileiro.

E não é à toa que as três celebrações estão juntas. Se minha pátria é minha língua, como Caetano lembrou Pessoa, é dela que nascem as manifestações culturais de todo tipo, entre elas o cinema brasileiro, representante nosso e da nossa língua nações a fora.

É dia de estarmos em festa sim! Apesar de todas as dificuldades que a Cultura vem sofrendo nos últimos anos, seguimos inventivos e atuantes.
Reafirmar a todo tempo e celebrar. Celebrar a nossa língua nascida portuguesa e tão brasileira em todas as manifestações culturais: teatro, da dança, cinema, circo, literatura, artes visuais.

A UERJ, que também é palco de todas essas manifestações parabeniza todos os artistas, produtores culturais, fazedores de cultura, criadores. E desejar alegria e inventividade no dia Nacional da Cultura.

A imagem abaixo nos relembra o dia em que a comunidade Uerjiana lotou os 2000 lugares da Concha Acústica Marielle Franco para assistir ao aclamado Bacurau.
Sucesso de público e crítica, o filme dos diretores Kleber Mendonça e Juliano Dornelles foi uma das produções mais badaladas de 2019, tendo vencido o prêmio do júri, no festival de Cannes, e o prêmio de melhor filme, no festival de Munique. Além de ter acumulado mais 6 premiações em categorias distintas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
A repercussão da exibição de Bacurau, na UERJ, foi tão positiva que o próprio diretor Kleber Mendonça postou a foto da concha acústica, completamente lotada, no seu perfil pessoal.
Mais um evento inesquecível, na nossa Universidade, produzindo conhecimento e difundindo cultura.

Viva a Universidade Pública!

Viva a cultura, a língua portuguesa e o cinema brasileiro!

#Uerj70anos #CulturaPresente #CinemaBrasileiro #DiadaLinguaPortuguesa

05 novembro