Congresso Científico do Hupe

A Edição 2022 do Congresso Científico do Hupe celebra os 60 anos de integração da unidade de saúde à UERJ, com o tema central “Doenças Infecciosas e o Impacto para a Sociedade”. O congresso acontece em conjunto com a Jornada Acadêmica dos 87 anos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e o Simpósio Alumni FCM 10 anos.

A conferência Magna de abertura contou com a professora e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Margareth Dalcolmo. A também pesquisadora da Fiocruz e integrante da Academia Nacional de Medicina é uma das mais importantes figuras na divulgação científica em relação à pandemia de COVID19, amplamente conhecida por conta de intervenções em meios de comunicação de dentro e fora do Brasil para esclarecer as dúvidas da população relacionadas à doença.

Na conferência, Margareth falou sobre diversas pesquisas feitas desde o começo da pandemia, do estudo de reposicionamento de fármacos já existentes e a ineficácia dos medicamentos testados. Também afirmou que ⅓ das mortes teriam sido evitadas se seguíssemos protocolos sanitários ideais e se as informações adequadas fossem repassadas para população.

Estavam presentes muitos parceiros do Hupe, profissionais das ciências biomédicas e professores responsáveis pelo bom funcionamento dessa instituição que tanto nos orgulha. Alguns dos que prestigiaram foram o Secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, o Professor Rogerio Rufino, o Secretário de Ciência e Tecnologia João Carrilho, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Cláudia Gonçalves de Lima, o Magnífico Reitor Mario Sérgio Carneiro, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Luís Antônio Mota, o Pró-Reitor de Graduação Lincoln Tavares, a Vice-Diretora da faculdade de ciências médicas Alexandra Monteiro, o Diretor Geral do Hupe Ronaldo Damião e a Diretora de Inovação da UERJ Marinilza Bruno.

Eventos

24 agosto