20 de março – Dia Mundial da Saúde Bucal

Instituído em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI), essa data tem o intuito de reforçar a importância dos cuidados com os dentes, gengiva e mucosa bucal, além de mostrar que a saúde bucal é crucial na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida.

Fruto da vontade de instrumentalizar as pessoas para melhorarem seus procedimentos de autocuidado em saúde bucal, o projeto de extensão intitulado “Vivências em Sala de Espera: saúde bucal em seu contexto”, idealizado pela profa. Andréa Lanzillotti Cardoso da Faculdade de Odontologia da UERJ, tem como objetivo oferecer educação permanente e divulgar informações inerentes à saúde bucal coletiva por meio de atividades educativas em salas de espera da Policlínica Piquet Carneiro/UERJ.

Porém, durante a pandemia que acometeu a todos em 2020, o projeto foi para o âmbito virtual, onde os alunos gravam pequenos vídeos explicativos sobre a saúde bucal e a sua importância e, dessa forma, conseguem se aproximar mais de toda a comunidade. O projeto tem previsão de retorno das atividades presenciais no 2° semestre de 2022.

Para acompanhá-lo, acesse: @salasdeespera.uerj

Extensão