19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas

Instituído em 1943 por Getúlio Vargas, a data tem a sua origem na luta desse povo, de tal maneira que foi escolhida em referência a um dia que marca um protesto indígena ocorrido na década de 40, no qual um congresso organizado no México se propôs a debater formas de proteger os indígenas em seu território.

Devemos ver essa data como um dia de reflexão, e não como algo comemorativo. Os povos indígenas normalmente são estereotipados durante essa época, e retratados de uma forma errônea. É necessário que haja uma reformulação dessa data, para que, dessa forma, as pessoas realmente saibam como é esse povo.

Um dos grandes exemplos de luta é o Acampamento da Terra Livre, que ocorreu durante os dias 4 a 14 de abril, em Brasília e teve como objetivo mobilizar o povo indígena para lutar contra a votação de projetos que violam os seus direitos como o Projeto de Lei 191/2020, que abre as terras indígenas para exploração em grande escala, como mineração, hidrelétricas e outros planos de infraestrutura.

O combate ainda é grande, mas é preciso resistir para mudar a sociedade diante da diversidade dos povos indígenas!

19 abril