100tenário Fayga

Na longa expectativa que perpassou a pandemia e tudo que junto a ela adveio, nós – a PR3, o Departamento Cultural e a Coordenadoria de Exposições de Arte – temos a alegria e a honra de anunciar a mais que aguardada exposição em homenagem ao centenário da artista, educadora e pensadora Fayga Ostrower. Com o apoio do Instituto Fayga Ostrower, a mostra traz uma acurada seleção de obras decisivas de seu multifacetado percurso, desvelando suas fases, seus caminhos e o perguntar incessante de sua intensa produção. 


O público visitante da exposição 100tenário Fayga: Cem anos de Fayga Ostrower terá acesso a um cuidadoso trabalho de imersão na obra e no pensamento da artista, desde seus estudos iniciais, suas ilustrações em xilogravura, seu trabalho em padronagem de tecidos e suas últimas produções: as líricas aguadas produzidas com ecoline. Além disso, ao visitante será apresentado o documentário Sobre Fayga: Olhares e Perspectivas, que, produzido exclusivamente para esta exposição, revela – nos depoimentos de Daniele Machado, Nena Baltar, Alberto Kaplan, Inês de Araújo e Anna Bella Geiger – um painel sobre a vida, o trabalho, a luta de Fayga e sua relação com o meio cultural brasileiro.


A abertura da exposição 100tenário Fayga: Cem anos de Fayga Ostrower, no dia 24 de março, começa às 17h e, a partir dessa data, há visitas guiadas, de segunda a sexta, das 12h às 18h. A entrada para a Galeria Candido Portinari é gratuita e aberta a todes, todas e todos.
Estamos trabalhando para oferecer ambientes e experiências culturais cada vez mais acessíveis e gostaríamos muito de poder contar com sua participação nesta construção.


Lembramos que é exigida a apresentação de comprovante de vacina para ingresso nas dependências internas da UERJ e que o uso de máscara durante sua permanência continua obrigatório.

Link para o documentário Sobre Fayga: Olhares e Perspectivas:  
https://youtu.be/No6pQ-eBDxc

Exposição